Entenda o que é Videolaparoscopia

Entenda o que é Videolaparoscopia

Videolaparoscopia é conhecida como laparoscopia, é um procedimento cirúrgico bem simples que tem como principal objetivo tratar e diagnosticar doenças que costumam aparecer na região abdominal.

O procedimento é realizado em um ambiente hospitalar, com o auxílio e instrução de uma pequena câmera que é introduzida através da cavidade pélvica do paciente, por conta disso o procedimento não requer grandes cortes na pele.

É de costume que seja realizado duas pequenas incisões, a primeira é feita na região umbilical e a segunda na região inguinal bem na altura da virilha.

A câmera introduzida no paciente permite que o especialista tenha uma visão ampla do procedimento que estar sendo realizado, o especialista avalia as variações e aumentos do tecidos internos do abdome do paciente, procedimentos como este são mais detalhados e mais minuciosos.

Conheça os benefícios da Videolaparoscopia:

  • Recuperação bem mais rápida;

  • Menor lesão e trauma na parede abdominal;

  • Baixo risco de infecção;

  • Menos cicatrizes;

  • Custo menor com medicação;

  • Eficácia no diagnóstico e tratamento

Hoje existem diversos procedimentos que podem e já são realizados através desse sistema, além disso é uma das técnicas mais seguras, é raro dar complicações em procedimentos como este.

Conheça os possíveis danos e complicações durante o procedimento de Videolaparoscopia:

  • Danos nos órgãos abdominais ou pélvicos;

  • Acometimento de nervos;

  • Ruptura da bexiga;

  • Artérias da cavidade abdominal;

  • Lesões de veias.

O procedimento é realizado sob o paciente com uma anestesia geral, especialistas como gastroenterologista, ginecologista, urologia ou cirurgião geral podem realizar o diagnóstico.

Quando a Videolaparoscopia é indicada?

As indicações são de variadas especialidades, o diagnostico dependerá do seu especialista, essa técnica é utilizada tanto para fins terapêuticos quanto para fins de diagnostico, esse procedimento hoje é bastante utilizado na especialidade de ginecologia.

Através da Videolaparoscopia é possível se realizar diversos outros procedimentos tais como laqueaduras tubarias, mimectomia, histerectomias, tratamento de gestações ectópicas entre outros procedimentos médicos.

Em oncologia o procedimento de Videolaparoscopia e também muito utilizado, por se uma técnica menos invasiva, aonde garante ao paciente uma lesão menor, a Videolaparoscopia é um procedimento também que ajuda no tratamento do câncer, pois o procedimento permite uma rápida recuperação para que o paciente possa realizar radioterapia e a quimioterapia tratamentos estes que exigem muito da saúde do paciente.

Outra função importante da Videolaparoscopia é o procedimento utilizado também para detectar a infertilidade. Sem dúvidas essa técnica é um das mais aplicadas e mais seguras, o método é tão completo que oferece várias vantagens além de quase nenhum desconforto ao paciente.

Procedimentos como a Videolaparoscopia possui um baixo risco de infecção além de uma recuperação bem rápida. Antes da realização do procedimento uma serie de teste é realizado por um especialista. No dia da cirurgia é preciso chegar com uma certa antecedência para que se fique tranquilo (a).

O paciente fica internado e antes de ir para sala de cirurgia o mesmo recebe um anestesia local, a partir desse momento todos os equipamentos são posicionados e se inicia o procedimento cirúrgico, por se um método bem simples, procedimentos como este não geram complicações.

O paciente após a cirurgia leva em torno de 2 semanas para pode voltar a sua rotina normal, os sintomas depois do procedimentos são bem poucos, para que ajude o paciente na recuperação o médico costuma prescrever um anti-inflamatório e um analgésico que devem ser tomados com responsabilidade e seriedade respeitando os horários.

A alta também é dada ao paciente em um menor tempo, isso fazendo uma comparação com outros procedimentos cirúrgicos, os riscos de traumas e infecções são bem pequenos, técnicas como a Videolaparoscopia são bem considerada hoje pelo os benefícios apresentados pelo o procedimento é a facilidade do paciente de recuperação.