É possível engravidar tendo endometriose?

As mulheres que tem endometriose sofrem dificuldades para engravidar, isso principalmente se os órgãos uterinos e as tubas estiverem comprometidos por conta da doença. No entanto isso tem avançado muito, algumas com acompanhamento médico e tratamento diversas mulheres portadoras da doença conseguem realizar o sonho da gestação, mesmo em caso aonde é constatada uma endometriose profunda.

Isso acontece porque o tecido que reveste o útero naturalmente se espalha por toda a cavidade abdominal, causando em alguns casos uma aderência em diversos órgãos e tecidos que compromete o funcionamento correto do corpo, por conta disso as mulheres com essa doença tendem a ter dificuldades de engravidar.

Se o ovário e as trompas estiverem com o tecido e ovário comprometido é recomendado que a mesma procurasse um medico para realizar o tratamento de retirada desse tecido endometrial.

Se mesmo depois da retirada do tecido a mulher mesmo assim não conseguir engravidar, o medico deve investigar outras possíveis doenças inclusive a infertilidade.

Endometriose, como engravidar?

O tratamento e acompanhamento médico aumentam as chances da mulher de engravidar, vejas alguns tratamentos que podem ser recomendados.

• Fazer uma cirurgia de retirada do tecido da endometriose na cavidade abdominal;

• Tratamento de endometriose com o uso de medicamentos que diminuam a desenvolvimento da doença;

• Evitar ansiedade e investir na sua relação para tentar engravidar, quando menos esperar pode acontecer, mesmo tendo um problema de endometriose.

O tempo que as mulheres portadoras de endometriose levam para engravidar vai variar de mulher para mulher, porém existem alguns fatores de riscos tais como, número de filhos, idade, diagnostico rápido da endometriose e outra doença que podem impactar com o corpo e organismo da mulher, isso é muito variável, porém normalmente as mulheres mais jovens conseguem engravidar quando a doença e detectado dês do inicio.

A endometriose engorda?

Sim, porém a endometriose pode acarretar o aumento de peso por conta do uso de remédios com altas taxas hormonais, que aceleram o metabolismo da mulher fazendo com o que ela engorde.

Vale ressalta a doença não engorda é sim o uso de remédios que podem alterar o seu metabolismo. A característica da doença é o crescimento do tecido que se expande para fora do útero, reto, bexiga, intestino, apêndice e vagina, a doença pode causa desordem do período menstrual. Aonde o sangramento aparece de maneira irregular e em alguns casos também causa a infertilidade, aonde a mulher não consegue engravidar.

Tratamento da endometriose

No tratamento da doença pode ser utilizados remédios tais como, analgésicos e anti-inflamatórios que aliviam as dores e desconforto da doença.

Quando é solicitada a cirurgia de retirada da endometriose o procedimento pode ser feito através de uma laparoscopia, porém esse procedimento é indicado somente em casos de endometriose profunda.

Após a cirurgia de retirada do endométrio a mulher fica bem inchada e por isso, pode dar a sensação que ela ganhou peso, porém ao fim do tratamento correto com as recomendações seguidas de maneira adequada é possível que emagrecer.

Sintomas da endometriose

• Os sintomas mais comuns da doença são:

1. Náuseas e vômitos;

2. Fadiga e cansaço intenso;

3. Dificuldade de engravidar;

4. Diarreia e prisão de ventre;

5. Sangramento intenso durante o ciclo menstrual;

6. Dores durante as necessidades fisiológicas;

7. Dores ao ter relação sexual;

8. Dor intensa no abdome e nas costas.

Os sintomas da endometriose surgem e se agravam bastante durante o período menstrual, porém a intensidade a qual o paciente sente a dor não indica o estádio da doença. A endometriose é uma doença que causa dor severa, enquanto em alguns casos mais graves onde a endometriose já estar bem avançado não provoca dor alguma.