Vaginismo

Vaginismo é uma contração involuntária da musculatura da vagina que causa desconforto, ardência, dor, problemas de penetração ou total incapacidade de ter relações sexuais.

O estreitamento vaginal resulta da contração involuntária do assoalho pélvico, especialmente o músculo pubococcígeo (músculo PC), embora a mulher possa não estar ciente de que esta é a causa da dor ou dificuldades de penetração. Que é Vaginismo?

Uma causa comum de dor sexual contínua e é também a principal causa feminina de casamentos assexuados (não consumados). A dor sexual pode afetar as mulheres em todas as fases da vida; mesmo aquelas que, durante anos, tiveram sexo sem dificuldades. Ainda que algum desconforto temporário durante a relação sexual seja normal, problemas frequentes devem ser diagnosticados e tratados.

Sintomas Comuns:

Ardência, estreitamento da abertura vaginal durante o sexo, penetração difícil, dor na entrada vaginal, inserção desconfortável do pênis, desconforto sexual frequente ou dor após o parto, infecções urinárias ou fúngicas, doenças sexualmente transmissíveis, Cistite Intersticial, histerectomia, câncer e cirurgias, estupro, menopausa ou outros problemas, dor sexual frequente e de origem desconhecida, sem causa aparente, dificuldade em inserir absorventes internos ou submeter-se a exame ginecológico, evitar relações sexuais devido à dor.

Tratamento para Vaginismo

O vaginismo é considerado um dos distúrbios sexuais femininos tratáveis com maior sucesso. Muitos estudos demonstraram que as taxas de sucesso no tratamento chegam a quase 100%. O tratamento segue um processo evolutivo, em formato passo-a-passo. A abordagem de tratamento eficaz reúne exercícios de controle do assoalho pélvico, exercícios de inserção ou de dilatação, técnicas de eliminação da dor, exercícios que ajudam a mulher a identificar, expressar e resolver quaisquer componentes emocionais que contribuam para o problema e mais recentemente com a aplicação da toxina botulínica como sustentação para o sucesso dos demais. As etapas de tratamento muitas vezes podem ser concluídas em casa, permitindo que a mulher tenha o seu próprio ritmo em privacidade, ou em cooperação com seu profissional de saúde.

Faça o tratamento com botox para vaginismo, entre em contato com a gente!