ATROFIA VAGINAL, O QUE É?
a situação que acomete frequentemente as mulheres após a menopausa. Menopausa significa a data da última menstruação e a causa é a diminuição acentuada dos hormônios femininos e masculinos produzidos pelos ovários.
ATROFIA VAGINAL, O QUE É?
a situação que acomete frequentemente as mulheres após a menopausa. Menopausa significa a data da última menstruação e a causa é a diminuição acentuada dos hormônios femininos e masculinos produzidos pelos ovários.
A MENOPAUSA ACONTECE FREQUENTEMENTE APÓS OS 40 ANOS, MAIS PREVALENTE ENTRE 45 E 50 ANOS.
Consideramos menopausa precoce quando deixa de menstruar antes dos quarenta anos. A deficiência hormonal se manifesta com sintoma geral de “ondas de calor”, irritabilidade e insônia, podendo ser suportável, extremamente desagradável e até inexistente. Nem todas as mulheres apresentam estas queixas, mas em muitos casos podem ser extremamente desconfortáveis principalmente porque devido às alterações metabólicas tendem a engordar, às vezes apresentam dores de cabeça, do corpo e nervosismo. Outros sintomas podem aparecer após alguns meses ou anos sendo os mais importantes: queixas na área genital e urinária.
TRATAMENTO PARA ATROFIA VAGINAL.
Como a causa é déficit hormonal pós-menopausa o tratamento na maior parte das vezes é a reposição hormonal. Esta reposição deverá ser feita sistematicamente com hormônios femininos, ou atualmente com medicamentos por via oral, cremes e pomadas sempre avaliando custo benefício, comparando com os resultados obtidos. Estes hormônios agem principalmente ao nível da mucosa da vaginal tentado recuperar sua vitalidade, aumentando sua espessura e melhorando a flora vaginal.
Ocorre uma regressão de muitos sintomas urinários e vaginais. Todavia este tratamento não recupera a parte profunda da vagina, não recupera o colágeno nem a circulação profunda dos tecidos.
ALTERNATIVA PARA MULHERES QUE NÃO PODEM COM O TRATAMENTO USANDO HORMÔNIOS
Para estas pacientes o tratamento indicado pode ser o Laser intravaginal e vulvar. Este tratamento além de agir sobre a mucosa vaginal atua profundamente recuperando as camadas gordurosas , colágeno e músculo perineais , pois estimula a circulação vascular profunda da vagina e bexiga . Pode ser aplicado na parede vaginal anterior, que é a mesma da bexiga, recuperando a distensão da bexiga, eliminando a urina residual, prevenindo infecções urinárias e os sintomas dolorosos da cistite da menopausa.
Aplicado no ângulo uretral melhora a incontinência urinaria e um rejuvenescimento da vagina, vulva e bexiga, aumento da libido e melhora do desconforto sexual. Em outras indicações pode ser utilizado também o laser vulvar: líquen escleroatrófico, clareamento da vagina, correção de cicatrizes perineais e tratamento de cistos sebáceo redicivantes..
LASER GINECOLOGICO
Já utilizado em diversas áreas da medicina, o grande novidade é o uso do laser na Ginecologia, aplicado nas áreas íntimas.
Sua aplicabilidade nesta área está baseada em sua capacidade de aumentar a formação do colágeno local e assim melhorar sintomas como secura vaginal, incontinência urinária e alteração de sensibilidade na área genital.
Cuidamos de cada caso com uma atenção minuciosa. Nos preocupamos com os mínimos detalhes, para preservar a qualidade em nossos resultados clínicos.
© 2019 – Clinica Dr. Mauá – Todos os direitos reservados.
Proibida a cópia ou a reprodução de qualquer conteúdo desta pagina.
Desenvolvido por: Andrade e Diniz – Divisão de Marketing Digital.
marketing@andradeediniz.com.br 15 99819.1163 / 3233.3514